Paralisação ou paralização

A forma correta de escrita da palavra é paralisação, com s. A palavra paralização, com z, está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino paralisação sempre que quisermos referir a interrupção de uma atividade, bem como a não progressão de algo. Paralisação indica, assim, o ato de paralisar, imobilizar, parar e interromper. É uma palavra muito usada para indicar uma greve.

Exemplos com paralisação

  • A paralisação nacional de professores tem como objetivo a melhoria das condições de trabalho. 
  • Começará amanhã a paralisação dos transportes públicos. 
  • Haverá uma paralisação no fornecimento de alimentos pouco saudáveis nas escolas. 

Paralisação é sinônimo de interrupção, suspensão, parada, paragem, intervalo, greve, estagnação, cristalização e marasmo, entre outros.

S ou Z

A confusão na escrita de s ou z ocorre porque a vogal s assume o som z quando se encontra entre duas vogais, como acontece na palavra paralisação.

O substantivo paralisação é formado a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo nominal -ção ao verbo paralisar: paralisar + -ção. 

O verbo paralisar, por sua vez, poderá ter sua origem na palavra grega parálysis ou na palavra francesa paralyser, devendo assim ser escrito com s e não com z. 

O sufixo nominal -ção forma um substantivo a partir de um verbo e transmite a própria ação ou o efeito dela. Nesta caso, a ação ou efeito de paralisar.

Palavra Relacionada: paralisação.

Dúvidas Relacionadas

Parafusar ou aparafusar Paralisação ou paralizaçãoParalisar ou paralizar