Cessação ou sessação

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

O substantivo cessação se refere ao ato de cessar, ou seja, parar, terminar, interromper. É uma palavra muito utilizada pelos falantes, principalmente no âmbito judicial e laboral, como a cessação de contratos, benefícios, subsídios,… Já o substantivo sessação tem uma utilização reduzida, significando o ato de passar por uma peneira de palha, ou seja, peneirar.

Exemplos:

  • De quando data a cessação do contrato? (cessação = suspensão)
  • Ontem fiz a sessação da farinha de mandioca, do milho e do arroz. (sessação = peneiração)

Cessação pode ter sua origem na palavra em latim cessatione ou ser formada a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo –ção ao verbo cessar: cessar + -ção. O sufixo –ção é um sufixo nominal que se junta a um verbo para dar origem a um substantivo. Sugere a ação ou o resultado da própria ação. Assim, cessação é sinônimo de interrupção, parada, suspensão, cessamento, fim, termo, término, acabamento, descontinuação, supressão e anulação, entre outros.

Exemplos:

  • Vou assinar a cessação do meu contrato de trabalho.
  • Está prevista a cessação de todas as atividades aprovadas pela anterior direção.
  • Vou ter que retornar ao trabalho após a cessação do benefício previdenciário.

Todas as palavras cognatas de cessação deverão ser também escritas com c inicial e ss: cessação, cessar, cessado, cessamento, cessante, cessável,… 

Sessação é também formada a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo –ção ao verbo sessar: sessar + -ção. Significando apenas o ato de peneirar, tem uma utilização muito reduzida.

Exemplos:

  • Já foi feita a sessação da farinha de mandioca?
  • Traz a urupema que eu faço a sessação.

Todas as palavras cognatas de sessação deverão ser também escritas com s inicial e ss: sessação, sessar, sessado, sessamento,… 

Os substantivos femininos cessação e sessação apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciados de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: cessação e sessação, tachar e taxar, acento e assento, conserto e concerto, cozer e coser,…

Palavras relacionadas: cessação, sessação.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Cesárea ou cesária Cessação ou sessação Cesta, sexta ou sesta