Recesso ou ressesso

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra recesso é a mais utilizada pelos falantes e se refere, principalmente, à interrupção das atividades de um órgão público, político ou escolar. Pode indicar também um lugar secreto e afastado, bem como a parte mais íntima do ser. Significa ainda o afastamento de um astro da Terra. A palavra ressesso é menos usada pelos falantes, sendo utilizada predominantemente em Portugal. Refere-se a uma comida que não é fresca, estando dura e seca.

O substantivo masculino recesso tem duas origens distintas. Com origem na palavra em inglês recess, apresenta o significado de interrupção das atividades. Com origem na palavra em latim recessus, apresenta os significados relacionados com recuo, afastamento e íntimo. Este substantivo deve ser escrito com c na segunda sílaba e ss na terceira sílaba. É sinônimo de interrupção, paragem, parada, intervalo e suspensão, bem como de recanto, retiro, esconderijo, âmago, essência e afastamento, entre outros.

Exemplos:

  • Os processos só serão analisados após o recesso parlamentar.
  • O recesso escolar irá durar duas ou quatro semanas?
  • Estou precisando descansar no recesso do lar.
  • Ninguém conhece meus recessos, apenas eu!

O adjetivo ressesso tem sua origem na palavra em latim resessus, devendo assim ser escrito com ss na segunda e terceira sílabas. É sinônimo de seco, duro, endurecido, ressecado, resseco e ressequido.

Exemplos:

  • Não coma esses pães, que já estão ressessos.
  • Além de ressesso, este bolo já está com um sabor horrível.

As palavras recesso e ressesso são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: recesso/ressesso, distorcer/destorcer, informar/enformar, infestar/enfestar, degredado/degradado, instalar/estalar, cumprimento/comprimento, eminente/iminente, precedente/procedente, descrição/discrição, evasão/invasão, entre outras.

Palavras relacionadas: recesso, ressesso.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também