Intercessão ou interseção

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

O substantivo intercessão é sinônimo de intervenção e o substantivo interseção é sinônimo de cruzamento. Assim, essas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Seus significados, porém, são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. 

Exemplos:

  • Estamos rezando por uma intercessão divina. (intercessão = intervenção)
  • Vou marcar o ponto de interseção das retas. (interseção = cruzamento)

O substantivo feminino intercessão tem sua origem na palavra em latim intercessione. Refere-se principalmente ao ato de interceder, sendo sinônimo de intervenção, interferência, intromissão e ingerência. Pode significar também um pedido em favor de alguém, ou seja, uma súplica, rogo, petição e solicitação. A palavra intercessão é muito usada no âmbito religioso.

Exemplos:

  • Tudo ficou resolvido graças a sua intercessão.
  • Nossa intercessão será essencial para nosso bem-estar futuro.
  • Muitos acreditam que a cura milagrosa dessa doença se deveu à intercessão do falecido papa junto a Deus.

O substantivo feminino interseção tem sua origem na palavra em latim intersectione e possui a forma variante intersecção. Refere-se ao cruzamento de duas linhas ou superfícies, sendo sinônimo de cruzamento, entroncamento, confluência,  convergência, encontro e junção. Pode significar também um corte feito pelo meio, ou seja, uma abertura ou divisão. Na matemática indica um conjunto formado por elementos comuns a outros dois conjuntos. 

Exemplos:

  • Meu prédio fica na interseção das duas ruas principais da cidade.
  • As abordagens apresentam pontos de interseção, contribuindo para um interesse comum. 
  • A aula de hoje será sobre interseção de conjuntos.

As palavras intercessão e interseção apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: intercessão e interseção, expirar e espirar, acessório e assessório, acento e assento, conserto e concerto, cozer e coser,…

Fique sabendo mais!
Existem também a palavra intercepção, sinônima de interceptação, interrupção.

Palavras relacionadas: intercessão, interseção.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também