Estância ou instância

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras instância e estância existem na língua portuguesa e estão corretos. São usadas maioritariamente com os sentidos de: instância jurídica e estância turística. Devem ser usadas em situações diferentes visto apresentarem significados diferentes.

Exemplos:

  • Apenas concordarei com seu pedido em última instância. (instância = como último recurso)
  • Vou passar o fim de semana naquela estância turística. (estância = estação turística) 

 
O substantivo feminino instância é muito utilizado em linguagem jurídica, se referindo a uma jurisdição do poder judiciário. Refere-se também a um âmbito, domínio ou área, bem como a algo que está prestes a acontecer, como uma urgência ou iminência. Instância pode indicar também uma solicitação, súplica ou pedido insistente e urgente ou algo que é feito com insistência e empenho, como uma obstinação, teimosia e determinação. Tem sua origem na palavra em latim instantia, devendo assim ser escrito com i inicial.

Exemplos:

  • As medidas apenas serão aplicadas em última instância.
  • Já está feito o escalonamento do plantão judicial da segunda instância.
  • Os manifestantes pediram com instância uma educação melhor, mas não foram ouvidos.

O substantivo feminino estância se refere, principalmente, a um local de estadia temporária para férias, tratamentos,… como uma estância hidromineral. Indica também a própria estadia num determinado lugar, bem como qualquer local de parada numa jornada. Além destes significados principais, apresenta também significados menos usados, como: um barracão onde vivem muitas pessoas, uma fazenda de criação de gado, um fortim militar, uma estrofe numa poesia,…

Exemplos:

  • Visitei uma estância hidromineral em Minas Gerais e adorei!
  • Esta estância turística oferece entretenimentos diversos para empresas e escolas.
  • O governo autorizou uma estância de três meses no país.

As palavras estância ou instância são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: estância e instância, cumprimento e comprimento, eminente e iminente, descrição e discrição, entre outras.

Palavras relacionadas: estância, instância.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Estalar ou estralar Estância ou instância Estante ou instante