Por isso ou porisso

A forma correta de escrita desta locução é por isso, escrita de forma separada. Está errada a palavra porisso, escrita de forma junta. Assim, nunca deverá ser escrita uma só palavra, mas sim duas palavras separadas. A palavra por é uma preposição e a palavra isso é um pronome demonstrativo.

A locução por isso significa por esse motivo e indica, principalmente, uma consequência daquilo que foi dito ou feito, estabelecendo uma relação semântica com um acontecimento anterior. 

É sinônima de: por esse motivo, assim sendo, à vista disso, em vista disso, em consequência, dessa forma, dessa maneira, desse modo, dessarte, entre outras.

Quando usar por isso?

Por isso é predominantemente uma locução coordenativa conclusiva, exprimindo uma conclusão ou uma consequência. Pode também ser uma locução adverbial com significado de consequentemente. 

Exemplos com por isso

  • Tenho que tomar conta de minha irmã mais nova, por isso não poderei ir à praia hoje.
  • Vou trabalhar na Espanha, por isso vou aprender espanhol.
  • Sei que a situação é difícil, por isso peço compreensão.

Juntamente com a palavra que pode também ser uma locução subordinativa causal, exprimindo uma causa: por isso que não fui, por isso que reprovei de ano, por isso que cheguei atrasada,...

A locução por isso é ainda utilizada comumente com a substituição do pronome demonstrativo isso por outros pronomes demonstrativos equivalentes, como os pronomes demonstrativos isto e aquilo:

  • Foi por isso?
  • Foi por isto?
  • Foi por aquilo?

Palavra relacionada: isso.

Outras dúvidas

Veja também

Por isso ou por isto Por isso ou porissoPor ou pôr