7 Palavras que o vão ajudar a conseguir o que quer

Conseguir o que queremos depende muitas vezes apenas de nós próprios, é verdade. Mas em diversas situações depende também da ação e da ajuda dos outros. Como podemos, então, influenciar um processo que não está inteiramente em nossas mãos? Como poderá o nosso discurso influenciar esse processo?

Temos, primeiramente, que entender que as outras pessoas são mais propensas a ajudar pessoas que lhes tratam com educação e respeito, que são honestas e verdadeiras, que apresentam comportamentos saudáveis. 

Através da forma como comunicamos, as pessoas formam suas ideias sobre nós. Quem apresenta um discurso positivo, é visto como uma pessoa positiva. Quem transmite um discurso negativo, é visto como uma pessoa negativa.

Que palavras devemos, então, privilegiar para estabelecer uma comunicação promissora e vantajosa?

Bom dia

Bom dia!, Boa tarde!, Boa noite!, Oi!, Olá!, Tudo bem?, Fala!,… são palavras e expressões usadas como cumprimento. Podem atuar como forma introdutória de uma conversa que se prolongará ou ser apenas um cumprimento solto dirigido a uma pessoa com quem nos cruzamos na rua, na portaria, nos corredores da empresa. 

O uso dessas formas de cumprimento deixa transparecer que somos uma pessoa comunicativa e educada, atenta a quem está à nossa volta. Regra geral, as pessoas prestam mais atenção a quem também lhes presta atenção e são mais educadas com quem também lhes demonstra educação, estando mais propensas a ajudar essas pessoas.

Por favor

Se vamos pedir um favor, solicitar uma ajuda, requisitar algo,… é imperativo que esse pedido seja feito da forma mais educada possível, preferencialmente acompanhado de um sorriso e de uma atitude reverente. As pessoas respondem mais favoravelmente quando são tratadas com educação e respeito.

Em português, por favor é a forma mais usada para expressar cortesia e delicadeza numa solicitação. Apesar disso, há outras:

  • se faz favor;
  • por gentileza;
  • por obséquio;
  • por delicadeza;
  • por cortesia;
  • por amabilidade;

Obrigado

O uso da palavra obrigado e de outras, como agradecido e grato, é essencial para transmitirmos que reconhecemos o tempo que a outra pessoa nos dedicou ou o favor que nos prestou. Com esse reconhecimento fica implícito que nos importamos com a ação da outra pessoa e que estamos gratos por isso. Esse comportamento fará com que a outra pessoa seja mais propensa a ajudar novamente.

É importante, também, elogiar quando algo é feito de forma empenhada e com sucesso, bem como incentivar e compreender quando o favor prestado não decorreu conforme o planejado.

Porque

Através do uso da palavra porque é possível indicar o motivo, a causa, a finalidade das nossas intenções e solicitações, bem como fornecer uma explicação. Com essa indicação, as outras pessoas reagirão mais favoravelmente ao nosso pedido porque entenderão os nossos motivos e se sentirão envolvidas no processo.

Outras palavras poderão ser usadas para indicar nossos motivos e propósitos:

  • pois;
  • dado que;
  • visto que;
  • uma vez que;
  • para que;
  • a fim de que;
  • por causa de;
  • já que;

Nós

Para que outras pessoas se identifiquem com os nossos propósitos e contribuam para a concretização dos nossos objetivos, é importante que o foco seja retirado do eu e passe a incidir no você e no nós, gerando um envolvimento da outra parte.

Se aquilo que pretendemos for positivo também para os outros, será mais facilmente concretizável porque criará uma oportunidade mútua.

Realizarei

Realizarei, bem como farei, concretizarei, efetuarei, executarei, empreenderei,… são palavras que transmitem ação e compromisso, deixando transparecer iniciativa, produção, empenho, foco e determinação.

O ato de nos comprometermos em fazer alguma coisa e de cumprirmos com essa promessa, torna-nos uma pessoa empreendedora e de confiança. Transmite que as outras pessoas podem contar conosco nos diversos momentos e que a nossa palavra é valiosa.

Aceito

Aceitar, ouvir, acolher, concordar, admitir, entender,… são palavras que transmitem abertura a sugestões, a novidades e à aprendizagem, sendo esses fatores de crescimento e evolução.

Indicam que somos uma pessoa versátil e adaptável, disposta a mudar conforme interações com os outros, que se sentem valorizados ao terem suas opiniões e sugestões validadas.

A contribuição de outros fatores

Além das palavras acima mencionadas, existem diversas atitudes e comportamentos que contribuem de forma decisiva para o nosso sucesso e para a conquista dos nossos sonhos e objetivos:

  • Mantermos uma atitude positiva face aos acontecimentos, esperando sempre que aconteçam coisas favoráveis e que as pessoas sejam maioritariamente boas.
  • Sermos sinceros e verdadeiros relativamente às nossas intenções, às nossas capacidades e aos nossos defeitos, nunca pretendendo enganar os outros.
  • Apresentarmos um discurso positivo e agradável, bem como um comportamento animado e empenhado, sendo uma pessoa bem-humorada. 

como conseguir o que quer

Outras dúvidas

Veja também