Anti-rugas ou antirrugas

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é antirrugas. A palavra anti-rugas está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. O substantivo masculino antirrugas se refere ao cosmético ou medicamento usado no combate às rugas faciais.

Exemplos:

  • Segundo minha vizinha, este antirrugas é muito bom e previne a formação de novas rugas.
  • Quero comprar um creme antirrugas com fator de proteção solar.
  • Será que já está na hora de começar a usar um antirrugas?

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado apenas quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. 
Exemplos: anti-inflamatório, anti-infeccioso, anti-higiênico, anti-histamínico,…

Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente. 
Exemplos: anticoncepcional, antibacteriano, anticaspa, antidepressivo,…

Salienta-se que nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas.
Exemplos: antirracionalismo, antirroubo, antissocial, antisséptico,…

Antirrugas é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma: anti- + rugas. As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. No caso em questão, o prefixo anti- é de origem grega e significa uma oposição, uma ação contrária, ou seja, uma oposição às rugas. 

Antirrugas é um substantivo de dois números, possuindo a mesma forma para o singular (o antirrugas) e o plural (os antirrugas).

Exemplos:

  • Este antirrugas funciona mesmo!
  • Estes antirrugas funcionam mesmo!

Palavra relacionada: antirrugas.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

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