Sortido ou surtido

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra sortido se refere a algo abastecido com o que é necessário, ou seja, uma provisão de produtos variados. Pode significar também algo variado, diverso, vário. A palavra surtido se refere a alguma coisa que resultou, que ocasionou, provocou, originou. Pode significar também algo que surgiu ou apareceu.

A palavra sortido pode ser um substantivo masculino ou um adjetivo, sendo o particípio do verbo sortir, que tem sua origem na palavra em latim sortire. A palavra sortido é sinônima de abastecido, fornecido, provido, sorteado, variado, provimento, provisão, estoque, entre outros.

Exemplos:
O escritório está sortido com diversos materiais: lápis, borracha, papel, furador,…
Esta caixa traz biscoitos sortidos, com recheios de vários sabores.
Já comprei um sortido de mantimentos para vários meses.

A palavra surtido é um adjetivo, sendo o particípio do verbo surtir, que tem uma origem incerta, podendo vir da palavra em francês sortir ou ser formado a partir de derivação sufixal, ou seja, da junção do sufixo –ir à palavra surto: surto + -ir. A palavra surtido é sinônima de resultado, ocasionado, originado, provocado, emergido, aparecido, produzido, surgido, entre outros.

Exemplos:
Sua dieta tem surtido efeito, você está muito elegante!
Minhas palavras parecem não ter surtido qualquer tipo de alteração no seu comportamento.

As palavras sortido e surtido são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: sortido/surtido; diferido/deferido, discriminar/descriminar, iminente/eminente, retificar/ratificar, cumprimento/comprimento, precedente/procedente, entre outras.

Palavras relacionadas: sortido, surtido, sortir, surtir.

Outras dúvidas

Veja também