Sortir ou surtir

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O verbo sortir se refere ao ato de abastecer com o necessário, bem como ao ato de misturas coisas diversas. Pode significar também o ato de caber alguma coisa a alguém por sorte ou sorteio. O verbo surtir se refere ao ato de ter como resultado ou consequência, ou seja, resultar, bem como ao ato de vir de dentro para fora, ou seja, aparecer. Pode significar também o ato de ter sucesso.

O verbo sortir tem sua origem na palavra em latim sortire, sendo sinônimo de abastecer, aprovisionar, fornecer, misturar, mesclar, sortear, variar, entre outros. As palavras cognatas de sortir, como sortido e sortimento, bem como a maioria das formas conjugadas deste verbo devem ser escritas com o na primeira sílaba (com exceção de algumas formas no presente do indicativo, presente do subjuntivo e imperativo).

Exemplos:
Futuro do presente do indicativo – verbo sortir:
(Eu) sortirei
(Tu) sortirás
(Ele) sortirá
(Nós) sortiremos
(Vós) sortireis
(Eles) sortirão

Exemplos:
É preciso sortir a despensa com variados produtos.
Comece a sortir seus interesses, seja uma pessoa com a mente aberta.

O verbo surtir tem uma origem incerta, podendo vir da palavra em francês sortir ou ser formado a partir de derivação sufixal, ou seja, da junção do sufixo –ir à palavra surto: surto + -ir. É sinônimo de resultar, produzir, gerar, ocasionar, aparecer, surgir, emergir, entre outros. As palavras cognatas de surtir, como surtida, bem como todas as formas conjugadas deste verbo devem ser escritas com u na primeira sílaba.

Exemplos:
Futuro do presente do indicativo – verbo surtir:
(Eu) surtirei
(Tu) surtirás
(Ele) surtirá
(Nós) surtiremos
(Vós) surtireis
(Eles) surtirão

Exemplos:
Sua dieta vai com certeza surtir efeito e você ficará muito esbelta!
Mais cedo ou mais tarde minhas palavras vão surtir efeito no seu comportamento.

As palavras sortir e surtir são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: sortir/surtir; discriminar/descriminar, iminente/eminente, retificar/ratificar, cumprimento/comprimento, precedente/procedente, entre outras.

Palavras relacionadas: sortir, surtir.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também