Obrigado ou obrigada

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Tradicionalmente e ainda de forma preferencial pela norma culta, a palavra obrigado é encarada como adjetivo variável em gênero e número, havendo concordância com a pessoa que agradece. Assim, um homem deverá dizer obrigado, uma mulher deverá dizer obrigada, vários homens deverão dizer obrigados e várias mulheres deverão dizer obrigadas. Contudo, atualmente estamos perante uma possível evolução linguística, onde a palavra obrigado tem sido utilizada apenas como interjeição de agradecimento, perdendo o sentido do sujeito da ação ficar obrigado a retribuir o favor. Sendo interjeição, é uma palavra que não concorda com a pessoa que agradece, mantendo sempre a forma invariável obrigado.

A palavra obrigado é formada a partir do particípio do verbo obrigar, com sua origem na palavra em latim obligare, que indica que estamos ligados por laços de agradecimentos à pessoa que nos fez um favor. Além deste significado principal, ou seja, de estarmos gratos por uma amabilidade, a palavra obrigado significa também aquilo que é imposto por lei, forçado pelas circunstâncias ou imprescindível, sendo sinônimo de obrigatório, imposto, forçado, impelido, sujeito, imperioso, necessário, preciso, entre outros.

Encarada como um adjetivo, sendo esta a perspectiva mais tradicional e considerada pela maioria a mais correta, a palavra obrigado é variável em número e em gênero, concordando com a pessoa que está praticando a ação, ou seja, concordando com a pessoa que está agradecendo. A pessoa que agradece diz que está obrigada a retribuir o favor em outra situação. Assim, um homem está obrigado, uma mulher está obrigada, vários homens estão obrigados e várias mulheres estão obrigadas. Neste sentido podemos substituir a palavra obrigado por outras sinônimas, como grato e agradecido.

Exemplos:

  • Um homem agradecendo: Obrigado por tudo que você fez por mim!
  • Uma mulher agradecendo: Obrigada por tudo que você fez por mim!
  • Um homem agradecendo em nome de vários: Obrigados por tudo que você fez por nós!
  • Uma mulher agradecendo em nome de várias: Obrigadas por tudo que você fez por nós!


A flexão em gênero e número da palavra obrigado é facilmente verificável nos outros sentidos da palavra obrigado.

Exemplos:

  • Ele foi obrigado a ceder o lugar.
  • Ela foi obrigada a ceder o lugar.
  • Eles foram obrigados a ceder o lugar.
  • Elas foram obrigadas a ceder o lugar.


Encarada como uma interjeição, sendo uma perspectiva mais recente mas já confirmada por vários dicionários, é uma palavra invariável, não havendo flexão em gênero e número. Assim, deve ser usada a palavra obrigado, quer seja homem ou mulher, uma pessoa ou várias pessoas. Neste sentido podemos substituir a palavra obrigado por outra sinônima, como: valeu! Principalmente quando usada isoladamente, não há nada que indique que é um adjetivo e não uma interjeição de agradecimento invariável, como as interjeições: Apoiado! Ótimo! Boa!

Exemplos:

  • Um homem agradecendo: Obrigado!
  • Uma mulher agradecendo: Obrigado!
  • Um homem agradecendo em nome de vários: Obrigado!
  • Uma mulher agradecendo em nome de várias: Obrigado!

Palavras relacionadas: obrigado, obrigar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também