Arrochar ou arroxar

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O verbo arrochar se refere ao ato de apertar com arrocho, de comprimir com força, de abraçar com força e de espancar com arrocho. Significa também o ato de ser duro e exigente com um subordinado, bem como o ato de amarrar o tronco da seringueira. O verbo arroxar se refere ao ato de tornar roxo.

O verbo arrocharé formado a partir de derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, o sufixo verbal -ar é acrescentado à palavra arrocho: arrocho + -ar, devendo assim o verbo arrochar ser escrito com ch. Arrochar é sinônimo de ligar, apertar, acochar, comprimir, espremer, agarrar, abraçar, bater, espancar, pressionar, sufocar, oprimir, amarrar, talhar, entre outros. As palavras cognatas de arrochar, bem como as formas conjugadas deste verbo devem também ser escritas com ch.

Exemplos:
Palavras da mesma família: arrocho, arrochadura, desarrochar, arrochadora, arrochado, …
Verbo arrochar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) arrochei
(Tu) arrochaste
(Ele) arrochou
(Nós) arrochamos
(Vós) arrochastes
(Eles) arrocharam

Exemplos:
Suas calças estão muito arrochadas!
Vamos arrochar os funcionários, para produzirem mais.
Arrochei meu filho antes de sua longa viagem.

O verbo arroxar é formado a partir de derivação prefixal e sufixal, onde são acrescentados um prefixo e um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o prefixo a-, mais o adjetivo roxo, mais o sufixo verbal -ar: a- + roxo + -ar, devendo assim o verbo arroxar ser escrito com x. Arroxar é sinônimo de arroxear, roxear, enroxar, enroxecer e avioletar. As palavras cognatas de arroxar, bem como as formas conjugadas deste verbo devem também ser escritas com x.

Exemplos:
Palavras da mesma família: roxo, arroxado, arroxear, enroxar,…
Verbo arroxar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) arroxei
(Tu) arroxaste
(Ele) arroxou
(Nós) arroxamos
(Vós) arroxastes
(Eles) arroxaram

Exemplos:
Ele arroxou porque não conseguia respirar.
O soco arroxou os olhos da vítima.

As palavras arrochar e arroxar apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: arrochar/arroxar, conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser, acento/assento,…

Palavras relacionadas: arrochar, arroxar.

Outras dúvidas

Veja também