Cegar ou segar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O verbo cegar se refere ao ato de perder a visão, de ofuscar a vista de alguém ou de deslumbrar uma pessoa. Pode se referir também ao ato de perder a razão ou provocar ilusão, bem como ao ato de fazer perder o gume, causar obstrução ou desvanecer. O verbo segar se refere ao ato de cortar com a foice, de cortar em fatias finas ou de pôr fim a alguma coisa.

O verbo cegar tem sua origem na palavra em latim caecare, devendo assim ser escrito com a consoante inicial c. É sinônimo de enceguecer, ofuscar, encandear, maravilhar, fascinar, desvairar, transtornar, iludir, enganar, embotar, desafiar, fechar, obstruir, desvanecer, esmaecer, entre outros. As palavras cognatas de cegar, bem como as formas conjugadas deste verbo devem também ser escritas com c inicial.

Exemplos:
Palavras da mesma família: cegar, cego, cegueira, cegas, cegamente, cegueta,…
Verbo cegar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) ceguei
(Tu) cegaste
(Ele) cegou
(Nós) cegamos
(Vós) cegastes
(Eles) cegaram

Exemplos:
Sua doença o cegou ainda na infância.
Esta luz forte vai te cegar por uns segundos.
Vou comprar um amolador para quando cegar uma faca ou uma tesoura.

O verbo segar tem sua origem na palavra em latim secare, devendo assim ser escrito com a consoante inicial s. É sinônimo de cortar, ceifar, gadanhar, foiçar, findar, acabar, cercear, desfazer, destruir, dissipar, mermar, entre outros. As palavras cognatas de segar, bem como as formas conjugadas deste verbo devem também ser escritas com s inicial.

Exemplos:
Palavras da mesma família: segar, sega, segadura, segão, segadouro,…
Verbo segar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) seguei
(Tu) segaste
(Ele) segou
(Nós) segamos
(Vós) segastes
(Eles) segaram

Exemplos:
O agricultor vai segar aquela plantação.
Vou segar a couve em tiras bem finas.
Está na hora de segar estes maus hábitos.

As palavras cegar e segar apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: cegar/segar, arrochar/arroxar, conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser, acento/assento,…

Palavras relacionadas: cegar, segar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Cedo ou sedo Cegar ou segar Cego ou sego