Acerto ou asserto

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. O substantivo masculino acerto se refere a uma correção ou a algo que foi combinado. Pode significar também sensatez, juízo e oportunidade, bem como um acontecimento feliz ou a regulagem de uma máquina ou motor. Pode ser também a forma do verbo acertar conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. O substantivo masculino asserto se refere a uma afirmação considerada verdadeira, ou seja, a uma asserção ou assertiva. Pode ser também a forma do verbo assertar conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.

A palavra acerto é formada a partir do verbo acertar, formado por derivação prefixal e sufixal, onde o prefixo a- e o sufixo –ar são acrescentados à palavra certo, formando uma nova palavra: a- + certo + -ar. O prefixo a- significa afastamento ou separação quando de origem grega, mas poderá significar afastamento, separação ou uma aproximação, a realização de um movimento para mais perto, mais junto, quando de origem latina. O sufixo –ar é um sufixo verbal. Assim, as palavras acerto e acertar devem ser escritas com c na segunda sílaba. Acerto é sinônimo de acertamento, exatidão, precisão, regulação, ajuste, acordo, ajustamento, adequação, prudência, tino, sorte, felicidade, fortuna, entre outros. Sendo a forma do verbo acertar conjugada na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, é sinônima de corrigir, ajustar, atingir o alvo, combinar em conjunto, igualar, descobrir, suceder e saldar contas. As palavras cognatas de acerto, bem como as formas conjugadas do verbo acertar devem também ser escritas com c.

Palavras da mesma família: acerto, acertar, acertado, …
Verbo acertar – Presente do indicativo:
(Eu) acerto
(Tu) acertas
(Ele) acerta
(Nós) acertamos
(Vós) acertais
(Eles) acertam

Exemplos:

  • Ele teve dois acertos e dois erros. (substantivo)
  • Houve finalmente acerto entre as partes envolvidas na discussão. (substantivo)
  • Eu nunca acerto com a seta no alvo. (verbo)


A palavra asserto tem sua origem na palavra em latim assertum, devendo assim ser escrita com ss na primeira e segunda sílabas. É sinônimo de afirmação, asserção, assertiva, alegação, asseveração, certeza, comprovação, confirmação, declaração, enunciado, entre outros. Sendo a forma do verbo assertar conjugada na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, é sinônima de asseverar, ou seja, eu asserto é sinônimo de eu assevero. As palavras cognatas de asserto, bem como as formas conjugadas do verbo assertar devem também ser escritas com ss.

Palavras da mesma família: asserto, assertar, assertor, assertivo,…
Verbo assertar – Presente do indicativo:
(Eu) asserto
(Tu) assertas
(Ele) asserta
(Nós) assertamos
(Vós) assertais
(Eles) assertam

Exemplos:

  • Este asserto não provoca qualquer dúvida, é verdadeiro e categórico. (substantivo)
  • Eu asserto que isto é verdadeiro. (verbo)


As palavras acerto e asserto apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: acerto/asserto, arrochar/arroxar, conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser, acento/assento,…

Atenção!
Nos substantivos acerto e asserto, a vogal e é pronunciada de forma fechada (ê). Nos verbos eu acerto e eu asserto, a vogal e é pronunciada de forma aberta (é).

Palavras relacionadas: acerto, asserto.

Outras dúvidas

Veja também