Roxo ou rocho
A forma correta de escrita da palavra é roxo, com x. A palavra rocho, com ch, está errada. Devemos usar o adjetivo roxo sempre que quisermos referir a cor violeta, sendo sinônimo de lilás e violáceo.
Popularmente, o adjetivo roxo é usado para referir diversos estados de espírito. Pode significar algo excessivo, desmedido e intenso, bem como um estado de desejo, ânsia e paixão, sendo sinônimo de desejoso, ansioso, ávido, apaixonado, louco, maluco.
Roxo significa também alguma coisa complicada, complexa, perigosa, difícil, árdua e trabalhosa. Em alguns lugares do Brasil, se refere também a um namoro com muita intimidade.
Exemplos com roxo
- Você acha este vestido roxo bonito?
- Meu pai é flamenguista roxo, não perde um jogo.
- Vamos almoçar que eu estou roxo de fome!
- Já estamos cansados deste trabalho roxo.
X ou CH?
O erro na utilização da consoante x ou do dígrafo ch no meio das palavras é comum porque a consoante x pode assumir o valor de ch quando aparece no princípio ou no meio da palavra. Embora haja algumas regras que definam quando deve ser utilizado x ou ch, nenhuma delas se aplica à palavra roxo.
A palavra roxo tem sua origem na palavra em latim russeus, que significa vermelho escuro. Está convencionado que esta palavra seja escrita com x e não com ch. Também com x são escritas as palavras cognatas de roxo, como:
- arroxeado;
- arroxar;
- arroxear;
- enroxar;
- enroxecer;
- …
X com valor de CH
Palavras onde a consoante x assume o valor de ch…
No meio:
- roxo;
- praxe;
- lixo;
- faxina;
- caixa;
- luxo;
- …
No princípio:
- xadrez;
- xarope;
- xerife;
- xaile;
- xícara;
- …
Palavra relacionada: roxo.
Também podem interessar
-
12 palavras que se escrevem com x mas que todo mundo escreve com ch
-
Deu branco! Como disfarçar quando você não sabe uma palavra?
-
As palavras mais usadas na língua portuguesa
-
20 palavras que você pode estar escrevendo errado
-
Melhores palavras para seu discurso transmitir confiança
-
18 expressões que quase todo mundo fala errado
Outras dúvidas
Veja também
- A princípio, em princípio ou por princípio
- Tambem ou também: tem acento?
- Meio-dia e meio ou meio-dia e meia
- Meio-dia ou meio dia
- Palavra-chave ou palavra chave
- Desver: uma nova palavra?
- Vírgula antes de mas: quando usar e quando não usar?
- Vírgula antes de ou: quando usar e quando não usar?