Apoio, apóio ou apôio

Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é apoio, sem acentuação gráfica. As palavras apóio e apôio, com acento agudo ou circunflexo, estão erradas.

Enquanto substantivo, apoio é pronunciado com o fechado (ô) e indica qualquer tipo de suporte, ajuda ou aprovação. 
Enquanto forma verbal, apoio é pronunciado com o aberto (ó) e é a forma do verbo apoiar conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu apoio.

Apoio: substantivo masculino

O substantivo masculino apoio indica qualquer tipo de ajuda ou suporte: Pode significar também uma aprovação ou a comprovação de algo. 

É sinônimo de suporte, sustento, escora, amparo, ajuda, auxílio, assistência, aprovação, anuência, concordância, aplauso, comprovação e validação, entre outros. 

Exemplos com apoio

  • Estou mesmo precisando do seu apoio.
  • A empresa recebeu apoio financeiro do estado.
  • O caule da roseira vai partir sem um apoio.

Apoio: verbo apoiar

A forma verbal apoio sofreu alteração com a entrada em vigor do atual acordo ortográfico. Anteriormente grafada com acento agudo, deverá ser escrita atualmente sem acentuação gráfica.

Verbo apoiar - presente do indicativo:
(Eu) apoio
(Tu) apoias
(Ele) apoia
(Nós) apoiamos
(Vós) apoiais
(Eles) apoiam

O verbo apoiar se refere, principalmente, ao ato de dar apoio ou de sustentar, mantendo firme. Pode indicar também o ato de concordar, abraçar e fundamentar.

Apoiar é sinônimo de ajudar, auxiliar, socorrer, amparar, abraçar, defender, concordar, sustentar, firmar, escorar, apadrinhar, patrocinar, fundamentar, basear e alicerçar, entre outros.

Exemplos com a forma verbal apoio

  • Desculpa, mas não apoio sua decisão.
  • Eu te apoio e não te deixo cair.
  • Apoio causas feministas.

Apoio e o Acordo Ortográfico

Com a entrada em vigor do atual acordo ortográfico, em janeiro de 2009, a forma verbal apóio passou a ser escrita sem acento, visto ter sido abolido o acento agudo nos ditongos abertos oi e ei nas palavras paroxítonas.

Assim, antes do acordo eram acentuadas as formas rizotônicas do verbo apoiar: eu apóio, ele apóia, eles apóiam,... Com a alteração das regras de acentuação previstas no novo acordo, essas formas deixaram de ser acentuadas: eu apoio, ele apoia, eles apoiam,...

Palavras relacionadas: apoio, apoiar.


Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também