Autoajuda ou auto-ajuda

A forma correta de escrita da palavra é autoajuda. A palavra auto-ajuda passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Devemos utilizar o substantivo feminino autoajuda sempre que quisermos referir uma prática que consiste em utilizar os seus próprios recursos na resolução dos seus próprios problemas, melhorando o conceito que se tem de si mesmo.

Exemplos:

  • Você está lendo um livro de autoajuda?
  • Não preciso de seus conselhos, porque escolho o caminho da autoajuda.
  • Na próxima semana vou participar em um seminário de autoajuda.

Autoajuda é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido. Neste caso temos o prefixo auto- mais o substantivo ajuda: auto- + ajuda. Auto é um prefixo com origem na palavra grega autós e significa si mesmo, si próprio. 

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. 
Exemplos: auto-observação, auto-organização, auto-higiene, auto-hipnose....

Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente.
Exemplos: autoajuda, autoavaliação, autoimagem, autoescola,...

Salienta-se que nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas.
Exemplos: autorretrato, autorreflexão, autossuficiência, autossugestão,...

Palavra relacionada: autoajuda.

Outras dúvidas

Veja também