Admiro ou adimiro

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é admiro. A palavra adimiro está errada. Admiro é a forma conjugada do verbo admirar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu admiro. O verbo admirar se refere o ato de apreciar, de contemplar, de ver com admiração. Também se refere ao ato de ter consideração, veneração e respeito por alguém. Pode significar ainda o ato de causar surpresa e espanto.

Exemplos:

  • Admiro sua atitude!
  • Já não me admiro com nada do que ele faz.
  • Antes de sair de casa me admiro diante do espelho para ganhar confiança.

O verbo admirar tem sua origem na palavra em latim admirari, devendo assim ser escrito sem i entre as consoantes d e m. Também assim deverão ser escritas as palavras cognatas de admirar, bem como todas as formas conjugadas desse verbo.

Palavras da mesma família: admirar, admiração, admirável, admirado,...

Verbo admirar – Presente do indicativo:
(Eu) admiro
(Tu) admiras 
(Ele) admira 
(Nós) admiramos
(Vós) admirais
(Eles) admiram

Admirar é uma palavra trissilábica. O encontro das consoantes d e m é um encontro consonantal imperfeito, dado que as duas consoantes não se encontram na mesma sílaba (ad-mi-rar). O d é uma consoante muda e deverá ser pronunciada sem a inclusão da vogal i. 

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de admiro, erradamente se pronuncia a sílaba di quando na realidade é um d mudo.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também