Admirar ou adimirar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é admirar. A palavra adimirar está errada. Devemos utilizar o verbo admirar sempre que quisermos referir o ato de apreciar, de contemplar, de ver com admiração. Também se refere ao ato de ter consideração, veneração e respeito por alguém. Pode significar ainda o ato de causar surpresa, ou seja, surpreender, espantar.

A palavra admirar tem sua origem na palavra em latim admirari, devendo assim ser escrita sem i entre as consoantes d e m. Admirar é uma palavra trissílaba (ad-mi-rar). O encontro das consoantes d e m é um encontro consonantal imperfeito, dado que as duas consoantes não se encontram na mesma sílaba. O d é uma consoante muda e deverá ser pronunciada sem a inclusão da vogal i. Também assim deverão ser escritas as palavras cognatas de admirar, bem como todas as formas conjugadas desse verbo.

Palavras da mesma família: admirar, admiração, admirável, admirado,...
Verbo admirar – Presente do indicativo:
(Eu) admiro
(Tu) admiras
(Ele) admira
(Nós) admiramos
(Vós) admirais
(Eles) admiram

Exemplos:

  • Parei apenas para admirar a paisagem.
  • Admiro a sua determinação em atingir os seus objetivos.
  • Não me admira nada que ela tenha reagido mal a esta notícia.


Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de admirar, erradamente se pronuncia a sílaba di quando na realidade é um d mudo.

Palavra relacionada: admirar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também