Desfrutar ou disfrutar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é desfrutar. A palavra disfrutar está errada. Devemos utilizar o verbo desfrutar sempre que quisermos referir o ato de usufruir, aproveitar, dispor de alguma coisa, bem como o ato de apreciar e de se deleitar com alguma coisa. Este verbo se refere ainda ao ato de viver às custas dos outros, bem como ao ato de debochar, troçar, chacotear, zombar de alguém. Desfrutar significa também o ato de colher frutos de um cultivo pouco esforçado.

Exemplos:

  • Poderá o povo finalmente desfrutar de liberdade de expressão?
  • Quero ganhar a loteria e desfrutar dos prazeres da vida!
  • Desfrute de sua conquista, você a mereceu!
  • Pare de desfrutar tudo e todos, você não é melhor do que ninguém!


O verbo desfrutar é formado a partir de derivação prefixal e sufixal, ou seja, é acrescentado um prefixo e um sufixo a uma palavra, alterando o sentido da mesma. Neste caso, o prefixo des- e o sufixo –ar foram acrescentados à palavra fruto: des- +fruto+ -ar. As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. O prefixo des- é de origem latina e significa uma ação em sentido contrário. O sufixo verbal –ar forma um verbo a partir de um substantivo.

Assim, todas as formas conjugadas do verbo desfrutar deverão ser escritas com o prefixo des-, bem como todas as palavras de sua família.

Palavras da família: desfrutar, desfrutação, desfrutável, desfrutador,...
Verbo desfrutar – Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) desfruta
(Ele) desfrute
(Nós) desfrutemos
(Vós) desfrutai
(Eles) desfrutem

Palavra relacionada: desfrutar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também