Tiete, tiéte ou tietê

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Se quisermos referir um fã, um admirador, um aficionado, a forma correta de escrita da palavra é tiete, sem acento gráfico. A palavra tiéte, com acento agudo, está errada. A palavra tietê também existe, indicando uma espécie de pássaro, também chamado de ferro-velho. É também o nome do mais importante rio que atravessa o estado de São Paulo: rio Tietê.

Tiete: sinônimo de fã

A palavra tiete é uma gíria, sendo utilizada em linguagem coloquial. É sinônimo de fã, admirador, fanático, aficionado, obcecado, maníaco, apaixonado e entusiasta, entre outros. 

Exemplos com tiete

  • Os famosos estavam almoçando discretamente, mas foram reconhecidos por uma tiete.
  • Não me controlei e dei uma de tiete quando vi o galã da novela na padaria.
  • Meu irmão sempre foi tiete daquela banda.

Tiete: sem acento

Tiete é uma palavra paroxítona, apresentando a penúltima sílaba como sílaba tônica. As palavras paroxítonas representam a maior parte das palavras portuguesas e não são, maioritariamente, acentuadas.

Existem diversas regras que definem a acentuação de palavras paroxítonas. A palavra tiete, porém, não se necessita de acento, sendo naturalmente paroxítona.

Tiete: verbo tietar

Tiete pode ser ainda uma forma conjugada do verbo tietar no presente do subjuntivo ou no imperativo. O verbo tietar indica o ato de se comportar como uma tiete, demonstrando uma atenção fanática. Apresenta um uso reduzido.

Exemplos com o verbo tietar

  • Eles estão esperando que eu tiete muito!
  • Tiete! Aproveite!

Palavras relacionadas: tiete, tietê, tietar.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também