Recessão, resseção, receção ou recepção

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras recessão, resseção e recepção existem e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. As palavras recessão e recepção são muito utilizadas, enquanto que a palavra resseção é menos utilizada pelos falantes. As três palavras são substantivos femininos. A palavra receção apenas é utilizada no português falado em Portugal.

Recessão tem sua origem na palavra em latim recessione, devendo assim ser escrita com c na segunda sílaba e ss na terceira sílaba. Refere-se, principalmente, à diminuição do crescimento e à estagnação da atividade econômica de um país, acarretando uma situação de crise. Pode indicar também a ação de retroceder, sendo sinônimo de recuo, recuada e retrocesso. Na astronomia, a palavra recessão indica o movimento de afastamento das galáxias e nebulosas.

Exemplos:

  • Infelizmente, estamos passando por um período de recessão econômica.
  • A recessão está afetando muito negativamente a qualidade de vida da população.
  • Se o crescimento da economia se mantiver, sairemos deste período de recessão no próximo mês.

Recepção tem sua origem na palavra em latim receptione, devendo assim ser escrita com p na segunda sílaba e ç na terceira sílaba, dado que a terminação em latim –tione evoluiu para –ção em português. Refere-se ao local onde se recebem os clientes, bem como os funcionários que trabalham nesse local. Indica também o ato de receber, bem como a forma de receber, acolher, aceitar e admitir, sendo sinônimo de acolhimento, aceitação, admissão, receptividade e consideração. Recepção indica, ainda, uma reunião festiva, ou seja, uma celebração ou festividade.

Exemplos:

  • Vou ficar te esperando na recepção do hotel.
  • A recepção do cantor famoso foi feita por milhares de fãs.
  • As medidas propostas pela direção não têm tido boa recepção pelos funcionários. 
  • Após a cerimônia na igreja, faremos a recepção em nossa casa de campo. 

Resseção tem sua origem na palavra em latim resectione, que significa corte, poda. Esta palavra se refere, assim, à extirpação de um órgão ou de parte de um órgão, sendo sinônima de extirpação, corte, excisão e ablação.

Exemplos:

  • Procederemos agora à resseção destes músculos. 
  • Será necessária a resseção da maior parte do baço.

A palavra receção é utilizada apenas no português falado em Portugal, desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, equivalendo à palavra recepção.

Palavras relacionadas: recessão, resseção, recepção.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Receoso ou receioso Recessão, resseção, receção ou recepçãoRecesso ou ressesso