Acesso, aceso, aceço, asseço ou assesso

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras acesso e aceso existem na língua portuguesa e estão corretas. As palavras aceço, asseço e assesso estão erradas. Embora as palavras acesso e aceso sejam escritas de forma parecida, elas apresentam pronúncias e significados diferentes.

Em aceso, a vogal e é lida de forma fechada (ê) e a consoante s assume som de z. Aceso é um adjetivo que indica, principalmente, algo que está ligado: farol aceso, fósforo aceso, luz acesa, vela acesa,… 

Em acesso, a vogal e é lida de forma aberta (é) e o dígrafo ss mantém o som s. Acesso é um substantivo que indica, principalmente, a possibilidade de entrada em algum lugar ou a possibilidade de conexão com a Internet: acesso restrito, acesso total, acesso remoto, senha de acesso,…

Aceso

O adjetivo aceso indica, principalmente, algo que se acendeu com corrente elétrica ou chama, ficando ligado ou incandescente. Com sentido figurado indica uma pessoa agitada, excitada, corada ou irritada. Pode indicar ainda uma situação intensa, bem como uma pessoa atenta e alerta.

Exemplos com aceso

  • Você deixou os faróis do carro acesos.
  • Cuidado com as crianças que o fogão está aceso!
  • Só de pensar na festa, meu irmão ficou logo aceso.
  • Ele ficou completamente descontrolado, aceso de raiva. 
  • Estou sempre com os sentidos acesos, prestando atenção a tudo!

Aceso é sinônimo de ligado, acendido, luminoso, escaldante, quente, incandescente, entusiasmado, animado, excitado, empolgado, corado, avermelhado, irado, exaltado, enfurecido, vivo, intenso e veemente, entre outros.

Acesso

O substantivo acesso indica, principalmente, a possibilidade de entrada em algum lugar ou a possibilidade de conexão com a internet, mas pode indicar também a possibilidade de admissão em algum lugar, bem como a passagem ou circulação para se chegar a algum lugar. Acesso indica ainda um ataque súbito, uma promoção ou elevação e o relacionamento e comunicação entre pessoas.

Exemplos com acesso

  • O acesso ao prédio está interditado.
  • Qual a sua senha de acesso à Internet?
  • A praia é lindíssima, mas o acesso até lá é horrível.
  • Ainda ontem tive um acesso de raiva por causa da política.
  • Fale com meu primo, ele é de fácil acesso.

Acesso é sinônimo de admissão, ingresso, entrada, circulação, passagem, elevação, subida, promoção, comunicação, rasgo, arrebatamento e rompante, entre outros.

Palavras relacionadas: acesso, aceso.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também