Festa junina, festa julina ou festa julhina

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Festa junina é o nome correto das festas que ocorrem habitualmente em junho ou julho, dedicadas aos três santos de maior adoração dos brasileiros: Santo Antônio, São Pedro e São João.

Exemplos com festa junina

  • Os moradores vão organizar uma festa junina no play.
  • Estou fazendo canjica para a festa junina da escola.
  • Você já preparou sua roupa caipira para usar na festa junina?

O nome festa julhina é maioritariamente considerado errado, mas o nome festa julina é polêmico, sendo defendido por alguns e criticado por outros.

Junina em junho e Julina em julho?

Não necessariamente. Embora seja comum a afirmação de que as festas juninas decorrem em junho e as festas julinas decorrem em julho, a forma correta é sempre festa junina, independentemente de ser realizada em junho ou em algum outro mês.

Embora haja uso da palavra julina, é considerada por muitos uma criação desnecessária, visto o adjetivo junino estar relacionado não somente com o mês de junho, mas também com as festas de Santo Antônio, São Pedro e São João, realizadas preferencialmente nesse mês.

Podemos verificar esse sentido em expressões como:

  • casamento junino;
  • clima junino;
  • roupa junina;
  • ambiente junino;
  • enfeites juninos;

Origem da palavra junina

Junina é a forma feminina do adjetivo junino.

A palavra junino é formada por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo -ino à palavra juniu, forma latina da palavra junho: jun(iu) + -ino. O sufixo -ino forma adjetivos a partir de substantivos e indica uma relação, origem ou natureza.

Palavra relacionada: junino.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Féria ou férias Festa junina, festa julina ou festa julhina Fica ou fique