Preceptor ou perceptor

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Um preceptor é um mentor, um professor. A palavra perceptor se refere a uma pessoa com boa capacidade para perceber, compreender.

Preceptor tem sua origem na palavra em latim praeceptor, devendo assim ser escrita com pre na primeira sílaba. Refere-se a uma pessoa que ministra preceitos, instruções, regras e ensinamentos a uma criança ou jovem, ou seja, um mestre, professor, instrutor, mentor, educador. Um preceptor também instrui no início da prática de uma futura profissão.

Exemplos:
Cada aluno terá um preceptor que orientará seu trabalho.
Um bom preceptor deverá incentivar que o jovem aplique os conceitos aprendidos em situações reais da vida.

Perceptor tem sua origem na palavra em latim perceptus, devendo assim ser escrita com per na primeira sílaba. Significa o mesmo que perceptivo, indicando alguém que tem uma boa capacidade para perceber, compreender, entender.

Exemplos:
Somos perceptores da realidade através dos nossos sentidos.
Meu filho é muito estudioso e tem um excelente raciocínio perceptor.

As palavras preceptor e perceptor são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: preceptor/perceptor, geminada/germinada, cumprimento/comprimento, eminente/iminente, precedente/procedente, descrição/discrição, evasão/invasão, entre outras.

Fique sabendo mais!
Conforme o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, as palavras preceptor e perceptor assumem grafia alternativa, ou seja, duas grafias devido às divergências de articulação entre os falantes. Dado que as consoantes c e p que não se leem nas palavras foram ser abolidas, em Portugal a grafia dessas palavras passou a ser precetor e percetor.

Palavras relacionadas: preceptor, perceptor.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também