Docente ou discente

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Docente é a pessoa que ensina, ou seja, o professor. Discente é a pessoa que aprende, ou seja, o aluno. Assim, as palavras docente e discente existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, devem ser usadas em situações diferentes, visto representarem conceitos contrários.

Exemplos:

  • Quem é o docente desta turma? (docente = professor)
  • Os discentes estão fazendo um teste de português. (discentes = alunos)

Enquanto substantivo, docente se refere ao professor, mestre, formador, educador, lente,… Enquanto adjetivo, docente se refere a qualquer coisa relativa a professor, como corpo docente e avaliação docente. Tendo sua origem na palavra em latim docens, docente deverá ser escrito com a sílaba inicial do-, tal como a palavra docência, cognata de docente.

Exemplos:

  • O docente lançou um desafio matemático à turma.
  • O corpo docente da faculdade será responsável pela adequação das matérias dos cursos.
  • Quais serão os critérios da avaliação docente?

Enquanto substantivo, discente se refere ao aluno, estudante, educando,... Enquanto adjetivo, discente se refere a qualquer coisa relativa a quem estuda, sendo sinônimo de estudantil. Tendo sua origem na palavra em latim discens, discente deverá ser escrito com a sílaba inicial dis-, tal como a palavra discência, cognata de discente.

Exemplos:

  • Qual será o discente representante da turma?
  • O corpo discente do colégio vai votar nos representantes da associação de alunos.
  • Os discentes realizarão autoavaliações de sua aprendizagem e comportamento.

Docente e discente são substantivos e adjetivos de dois gêneros ou uniformes porque apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o docente, a docente; o discente, a discente; o corpo docente, a equipe docente; o corpo discente, a equipe discente). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são, normalmente, adjetivos uniformes: docente, discente, indecente, doce, triste, terrestre, leve, pobre e competente, entre outros.

Docente e discente são palavras escritas de forma parecida e pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: docente e discente, recrear e recriar, fruir e fluir, imergir e emergir, discriminar e descriminar, retificar e ratificar, entre outras.

 

Palavras relacionadas: docente, discente.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também