5 erros de português que você tem de parar de cometer AGORA mesmo

Acabaram as desculpas! Cada um destes erros de português tem um truque super fácil que você pode usar para nunca mais errar. Vamos acabar com estes erros:

1. Seja benvindo

O certo é bem-vindo.

Seja hospitaleiro, mas não esqueça que "Benvindo" é só nome próprio. Quem recebe boas-vindas é bem-vindo!

2. Para traz

O certo é para trás.

Os olhos devem estar postos no futuro, mas se quiser olhar para trás, lembre que é sempre com S. Traz é uma forma do verbo traZer! Bem fácil, não é?

3. Mau humorado

O certo é mal-humorado.

O seu chefe ou o seu professor está mal-humorado hoje? Ficará bem pior, se você escrever "mal" de forma errada. Para saber como escrever, pense no contrário. Mal é o contrário de bem e mau é o contrário de bom. Você não escreveria "bom-humorado", não é mesmo? Então, o correto é sempre mal-humorado! Mas recomendamos que haja sempre bom humor!

4. Concerto do sapato

O certo é conserto do sapato.

Você pagou o concerto do sapato? Isso quer dizer que você pagou para o sapato fazer um concerto de música. Consegue imaginar? O correto é escrever conserto do sapato (reparação) e concerto de música (espetáculo). Não vai mais errar, certo?

5. Concerteza

O certo é com certeza.

É um erro muito comum mas a expressão "com certeza" nunca pode ser escrita numa única palavra. Já pensou no oposto? Quando você não está certo de alguma coisa, está sem certeza. Então, com certeza também se escreve separado.

E aí, vai partilhar essas dicas com os seus amigos? Com certeza!

Palavras relacionadas: trás, traz, bem-vindo, concerto, conserto.

Outras dúvidas

Veja também