Possa ou poça

As palavras poça e possa existem na língua portuguesa e estão corretas. Apresentam significados diferentes, bem como pronúncias diferentes: em poça a vogal o é fechada (ô) e em possa a vogal o é aberta (ó).

Poça é um substantivo feminino e se refere a um pequeno buraco onde a água se acumula. Possa é uma forma conjugada do verbo poder: que eu possa, que ele possa. 

Poça: substantivo feminino

A palavra poça se refere a uma pequena cavidade ou depressão natural de pouca profundidade onde se acumula água ou a uma cova construída artificialmente para represar água para rega. Refere-se também a uma quantidade de líquido que é derramada no chão. É também utilizada como interjeição indicando impaciência, irritação, aborrecimento, admiração e surpresa, sinônima da interjeição puxa.

Exemplos com poça

  • Cuidado para não se molhar nas poças de água.
  • Esta poça de lama está impedindo a passagem.
  • O menino derramou leite e fez uma grande poça no chão da cozinha.
  • Você é tão impertinente! Poça!

A palavra poça tem sua origem na palavra poço, tendo ocorrido mudança da vogal temática. Deverá, assim, ser escrita com ç.

Possa: verbo poder

A palavra possa é a forma conjugada do verbo poder na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo. Este tempo verbal é usado para indicar desejos, hipóteses e suposições.

O verbo poder se refere ao ato de ter capacidade, direito, autoridade, força, sendo sinônimo de conseguir, controlar, aguentar, suportar, tolerar, entre outros. Tem uma origem incerta, podendo ter vindo da palavra em latim potere. Como é um verbo irregular, apresenta alterações no seu radical e nas suas terminações quando conjugado.

Verbo poder - presente do subjuntivo:
(Que eu) possa
(Que tu) possas
(Que ele) possa
(Que nós) possamos
(Que vós) possais
(Que eles) possam

Exemplos com possa

  • É importante que eu possa ser sincera com você sem que você fique chateada.
  • Tomara que ele possa ir de férias amanhã.
  • Fico esperando que você possa agendar uma reunião comigo.

Veja o vídeo para aprender de forma fácil e nunca mais errar!

Imperativo do verbo poder

Possa é também a forma conjugada do verbo poder na 3.ª pessoa do singular do imperativo. Contudo, o modo imperativo do verbo poder está em desuso, não sendo utilizado correntemente. 

Verbo poder - imperativo:
(Eu) ---
(Tu) pode
(Ele) possa
(Nós) possamos
(Vós) podei
(Eles) possam

É comumente utilizada a palavra pode em vez de possa:

  • Não pode fazer isso!
  • Pode parar, por favor!

Palavras relacionadas: poça, poder.

Outras dúvidas

Veja também