Através ou atravez

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é através, com acento agudo e s final. A palavra atravez está errada. 

Devemos utilizar o advérbio de lugar através sempre que quisermos transmitir uma noção de transversalmente, de lado a lado, por entre. Pode significar também durante ou por meio de. A palavra através é comumente utilizada na locução prepositiva através de. 

Exemplos com através

  • O avião passou através das nuvens e os passageiros sentiram muita turbulência.
  • O menino via a paisagem através da janela do carro.
  • Através dos anos, a senhora ficou cada vez mais rancorosa.  

Assim, através de é sinônimo de: de um a outro lado, atravessadamente, pelo interior de, por dentro de, ao longo de, no decorrer de, por meio de, por intermédio de, entre outros.

Formação da palavra através

Através é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido. 

Neste caso, temos o prefixo a- mais a palavra través que, por sua vez, tem sua origem na palavra em latim transverse. O prefixo a-, de origem latina, pode significar afastamento e separação ou uma aproximação, a realização de um movimento para mais perto, mais junto. 

Na locução prepositiva através de, utiliza-se o advérbio através juntamente com a preposição de. Uma locução prepositiva é um conjunto de duas ou mais palavras em que a última é uma preposição. 

Através de ou por meio de

Atualmente já aparece em diversos dicionários a expressão através de com significado de por meio de. Embora muitos ainda afirmem que essa significação é errada, muitos já consideram aceitável sua utilização, sendo um exemplo da evolução constante da língua.

  • Consegui bilhetes para o concerto através de conhecimentos e favores.
  • Consegui bilhetes para o concerto por meio de conhecimentos e favores.
     

Palavra relacionada: através.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas