Interesse ou enteresse

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é interesse. A palavra enteresse está errada. Interesse pode ser um substantivo masculino, sinônimo de utilidade, vantagem, proveito, importância, curiosidade, fascínio, dedicação, empenho, …, bem como a forma conjugada do verbo interessar na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3ª pessoa do singular do imperativo. A pronúncia da palavra é diferente se for substantivo ou se for a forma verbal conjugada. A diferença na pronúncia ocorre na terceira sílaba: in-te-res-se. Sendo substantivo, a terceira sílaba deverá ser pronunciada de forma fechada (ê): o interesse. Sendo verbo, a terceira sílaba deverá ser pronunciada de forma aberta (é): que ele se interesse.

O substantivo masculino interesse tem sua origem na palavra em latim interesse, devendo assim ser escrito com i inicial. Devemos utilizar o substantivo masculino interesse sempre que quisermos referir aquilo que é útil ou vantajoso, ou seja, um benefício, uma vantagem, uma utilidade, um ganho. Refere-se também a alguma coisa que prende a atenção, despertando curiosidade, atenção, fascínio, simpatia. Pejorativamente se refere a alguma coisa feita de forma ambiciosa e gananciosa, tendo em vista apenas vantagens e lucros pessoais. Interesse pode significar ainda diligência, empenho e dedicação a favor de algo ou de alguém, bem como os juros de um capital depositado.

Exemplos:
Ainda não sei se sua proposta tem algum interesse para minha empresa.
Eu tenho um grande interesse por tudo o que está relacionado com extraterrestres.
Eu sei que você só é meu amigo por interesse.
Cuidou de sua avó com todo o interesse e amor.

O verbo interessar é formado a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado o sufixo verbal –ar à palavra interesse: interesse + -ar. Este verbo se refere ao ato de ter interesse ou importância, de despertar o interesse ou a curiosidade e de dizer respeito a alguma coisa, sendo sinônimo de importar, concernir, relacionar-se, cativar, atrair, encantar. Significa ainda o ato de se dedicar, de se entregar e devotar, bem como o ato de ter participação em alguma coisa, se associando, vinculando, participando.

Presente do subjuntivo:
(Que eu) interesse
(Que tu) interesses
(Que ele) interesse
(Que nós) interessemos
(Que vós) interesseis
(Que eles) interessem

Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) interessa
(Ele) interesse
(Nós) interessemos
(Vós) interessai
(Eles) interessem

Exemplos:
Meus pais não aceitam que eu não me interesse nos negócios da família.
Fico contente que ele se interesse em cuidar de sua irmã mais nova.
Não se interesse por essa menina! Você está proibido de falar com ela!

Todas as palavras cognatas de interesse deverão ser, também, escritas com i inicial: interesse, interessar, interessado, interessante, interesseiro,…

Palavra relacionada: interesse.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas