Amigo da onça: origem e significado da expressão

Você é um amigo da onça? Ou você tem um amigo da onça? E se deixássemos a onça sem amigo de uma vez por todas?

Amigo da onça

Qual a origem dessa expressão?

A expressão amigo da onça tem sua origem na personagem Amigo da Onça, criada pelo cartunista Péricles Maranhão na década de 40. O Amigo da Onça era uma figura malandra, debochada e irônica, que gostava de levar a melhor sobre os outros. Muitas vezes colocava as outras pessoas em situações embaraçosas e desconfortáveis.

A inspiração para a criação dessa personagem foi uma história popular do interior, sobre uma conversa entre dois caçadores acerca uma aventura com uma onça. Um dos caçadores conseguiu escapar de uma onça, mas o outro caçador insinuou que na realidade ele deveria ter sido devorado. Nesse seguimento, o primeiro caçador acaba perguntando: Mas você é meu amigo ou amigo da onça?

O que é, afinal, um amigo da onça?

Um amigo da onça é uma pessoa que apenas finge ser amiga, porque na verdade não é, sendo apenas um amigo por interesse, falso e traiçoeiro, que tenta sempre levar vantagem.

  • Você é um belo amigo da onça, hein?
  • Não confie nele, é um verdadeiro amigo da onça.
  • Cuidado com os amigos da onça, viu?

Embora essa expressão seja pejorativa e insultuosa, é também muitas vezes utilizada de forma descontraída e divertida entre amigos verdadeiros.

Amigo da onça: brincadeira

Amigo da onça é também o nome dado a uma brincadeira de troca de presentes, como um amigo oculto. A diferença é que o amigo da onça é mais um inimigo oculto, sendo trocados presentes sarcásticos ou inúteis, tendo apenas como finalidade ser um momento divertido e descontraído.

  • Queria comprar um presente de amigo da onça bem divertido.
  • Vamos organizar um amigo da onça para a festa de Natal da empresa?
     

Outras dúvidas

Veja também

Âmbito ou ambito Amigo da onça: origem e significado da expressãoAmnésia ou aminésia