Para ou pára

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

O modo correto de escrita da forma conjugada do verbo parar é para, sem acento agudo. A palavra pára passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. Nesta atual reforma ortográfica foi abolido o acento agudo diferencial utilizado na forma verbal para do verbo parar, deixando de haver acento diferencial em palavras paroxítonas homógrafas de outras não acentuadas.

Antes do acordo: pára, péla, pélo, pêlo, pólo, pêra.
Depois do acordo: para, pela, pelo, pelo, polo, pera.

Assim, a distinção entre a forma verbal para e a preposição para não é mais feita pela acentuação mas sim pelo contexto em que as palavras ocorrem. Enquanto forma verbal, para é a forma conjugada do verbo parar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo. Enquanto preposição, para pode indicar direção, finalidade, propriedade, utilidade, avaliação e capacidade, entre outros.

Verbo parar – Presente do indicativo:
(Eu) paro
(Tu) paras
(Ele) para
(Nós) paramos
(Vós) parais
(Eles) param

Verbo parar – Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) para
(Ele) pare
(Nós) paremos
(Vós) parai
(Eles) parem

Exemplos:

  • Quando caminha, meu avo para de vez em quando para descansar. (presente do indicativo)
  • Ela nunca para para pensar nas consequências de seus atos. (1.º presente do indicativo/2.º preposição)
  • Para de me chatear! (imperativo)
  • Eu pedi para meu irmão chegar cedo. (preposição)

Atenção!
O Novo Acordo Ortográfico mantém o acento diferencial no verbo pôr, para distinguir da preposição por, e na forma conjugada pôde (3.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo), para distinguir da forma conjugada pode (3.ª pessoa do singular do presente do indicativo).

Fique sabendo mais!
Palavras formadas através de composição por justaposição da forma verbal para, como pára-quedas, também perderam o acento agudo.  

Antes do acordo: pára-quedas, pára-quedista, pára-quedismo,…
Depois do acordo: paraquedas, paraquedista, paraquedismo,…

Palavra relacionada: parar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas