Fases ou fazes

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Fazes é uma forma conjugada do verbo fazer: tu fazes. Fases é o plural do substantivo fase, sinônimo de etapa ou período. Assim, as duas palavras existem no português e estão corretas. Apresentam, contudo, significados diferentes, devendo ser utilizadas em situações diferentes. 

Exemplos:

  • Tu fazes esse trabalho por mim? (fazes = verbo fazer)
  • Você conhece as quatro fases da lua? (fases = estágios) 

Fazes é a forma conjugada do verbo fazer na 2.ª pessoa do singular do presente do indicativo.  O verbo fazer é um verbo irregular, ou seja, não se encaixa nos modelos fixos de conjugação verbal, possuindo alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. É um verbo muito utilizado pelos falantes e possui uma grande variedade de significados. Pode significar o ato de criar, realizar, fabricar, preparar, causar, agir, ganhar, dizer, completar, cursar, entre outros.

Presente do Indicativo:
(Eu) faço
(Tu) fazes
(Ele) faz
(Nós) fazemos
(Vós) fazeis
(Eles) fazem

Exemplos:

  • Tu fazes isso para mim, por favor?
  • Tu fazes um pavê de chocolate para o Natal?

O substantivo feminino fase tem sua origem no grego phásis, devendo assim ser escrito com s na segunda sílaba. Uma fase pode indicar uma etapa de um processo, bem como uma época determinada. É sinônimo de: etapa, passo, estágio, época, período tempo e era, entre outros.

Exemplos:

  • Esta é a melhor fase da minha vida
  • A palavra quilo pode significar também a última fase do processo de digestão

Palavras relacionadas: fase, fazer.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também