Esposo ou marido, esposa ou mulher

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Todas as hipóteses são corretas. As palavras marido e esposo são sinônimas e podem ser usadas para indicar um homem casado. As palavras mulher e esposa são sinônimas e podem ser usadas para indicar uma mulher casada. Existe ainda a palavra cônjuge, um substantivo sobrecomum masculino, apresentando sempre a forma o cônjuge para indicar o marido ou a mulher.

Exemplos:

  • Este é o meu marido.
  • Este é o meu esposo.
  • Esta é a minha mulher.
  • Esta é a minha esposa.

As palavras marido e mulher são as mais usadas pelos falantes. A palavra marido é unanimemente aceita, mas a palavra mulher é usada com alguma prudência por parte de alguns falantes, que optam muitas vezes por dizer marido e esposa. Todavia, essa prudência é infundada visto todas as hipóteses serem corretas e aceitas. 

Exemplos:

  • Este é o marido da minha irmã.
  • Este é o esposo da minha irmã.
  • Esta é a mulher do meu irmão.
  • Esta é a esposa do meu irmão.

O substantivo masculino esposo tem sua origem na palavra em latim sponsus e pode se referir tanto ao noivo, ou seja, ao homem prometido para casar, como ao marido, ou seja, o homem casado. Usada no plural – esposos – se refere ao casal, ao marido e à mulher, sendo sinônima de cônjuges.

O substantivo feminino esposa tem sua origem na palavra em latim sponsa e, tal como esposo, pode se referir à noiva ou à mulher.

O substantivo masculino marido tem sua origem na palavra em latim maritus e se refere ao homem casado, ou seja, ao cônjuge masculino. 

O substantivo feminino mulher tem sua origem na palavra em latim mulier e, de todos estes conceitos, é o que tem uma maior variedade de significados, se referindo a uma pessoa do sexo feminino, a uma pessoa adulta do sexo feminino, a uma pessoa casada e a uma amante, entre outras. Assim, mulher se refere ao cônjuge feminino. 

Palavras relacionadas: esposo, marido, esposa, mulher.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também