Moça ou mossa

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A palavra moça é usada para indicar uma pessoa do sexo feminino, principalmente uma mulher nova. A palavra mossa é menos utilizada, indicando uma amassadela resultante de uma pancada, ou um abalo emocional consequente de uma má experiência. Assim, as duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. 

Exemplos:

  • Tantas moças bonitas e simpáticas e você não gosta de ninguém? (moça = mulher jovem)
  • O embate fez uma grande mossa na viatura. (mossa = amassadela)

O substantivo feminino moça é genericamente utilizado para indicar uma pessoa do sexo feminino. Apresenta, porém, significados mais específicos, como: mulher jovem, mulher virgem, mulher que já menstrua, mulher adulta, amante e até meretriz.

Exemplos:

  • Passou por aqui uma moça alta, com um vestido roxo?
  • Moça, poderia trazer a lista, por favor. 
  • Minha filha só tem dez anos e já é moça.

Moça é sinônimo de: jovem, menina, mulher, senhorinha, mocinha, virgem, donzela, amante e amásia, entre outros.

O substantivo feminino mossa indica, principalmente, uma marca feita por pressão ou pancada ou uma impressão ou abalo emocional consequente de uma má experiência. Pode significar ainda um talho ou cavidade feito na madeira.

Exemplos:

  • A colisão foi lenta e não deixou mossa.
  • Como apareceu essa mossa na parede?
  • Essas más experiências não fizeram mossa em minha vida, continuo feliz e confiante.

Mossa é sinônimo de: marca, amassado, amassadela, abalo, perturbação, choque, impressão, talho, cavidade e corte, entre outros.

Atenção!
Moça e mossa não são palavras homófonas porque não são pronunciadas do mesmo modo. Em moça, a vogal o é fechada (ô) e em mossa a vogal o é aberta (ó).

Palavras relacionadas: moça, mossa.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas