Madrasta ou madastra

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é madrasta. A palavra madastra está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino madrasta sempre que quisermos referir a mulher que está casada com o pai de uma pessoa, sem ser a sua mãe, ou seja, a mulher do pai, a esposa do pai, a companheira do pai. Com sentido depreciativo, madrasta pode significar ainda uma mãe ou uma mulher má, pouco carinhosa, sendo sinônimo de malvada, maldosa, má, cruel, insensível, descarinhosa, entre outros. Indica ainda qualquer situação ou coisa que traz tristezas e desgostos.

Exemplos:
Minha madrasta é minha amiga e gosta muito de mim.
Ela é tão má quanto a madrasta da Branca de Neve.
Tenha calma que a vida é mãe, não é madrasta!
Que sorte madrasta! Parece que nada está dando certo!

A palavra madrasta tem sua origem na palavra em latim vulgar matrasta, que significa mulher do pai. Por sua vez, a palavra em latim matrasta tem sua origem na palavra em latim matre, que significa mãe. Todas as palavras originadas na palavra latina matre, formam a sílaba com dr- na palavra em português, como madre, comadre e madrinha. Assim, na palavra madrasta, a consoante r deve ser também escrita na segunda sílaba da palavra, formando sílaba com dr-: ma-dras-ta. Sua difícil pronúncia faz com que esta palavra seja pronunciada muitas vezes de forma errada.

Fique sabendo mais!
O masculino da palavra madrasta é padrasto.
Exemplos:
Minha madrasta casou com meu pai no mês passado.
Meu padrasto casou com minha mãe no mês passado.

Os filhos do atual marido da madrasta são seus enteados. A palavra enteado tem sua origem na palavra em latim ante natus, que significa nascido antes, ou seja, nascido antes do atual relacionamento.
Exemplos:
Você é minha madrasta e eu sou sua enteada.

Palavra relacionada: madrasta.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também