Cafajeste ou cafageste

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é cafajeste, com j. A palavra cafageste, com g, está errada. O substantivo masculino cafajeste, usado com sentido depreciativo, indica principalmente uma pessoa sem caráter e de má índole, sendo sinônimo de canalha, patife, calhorda e cachorro, entre outros. Cafajeste pode indicar também uma pessoa inútil ou com maus modos.

Exemplos:

  • Ele sempre foi e sempre será um cafajeste!
  • Seu cafajeste! Saia imediatamente da minha vida!
  • Aquele ator irá desempenhar um papel de cafajeste e mulherengo na próxima novela.

A troca entre as consoantes j e g é um erro muito comum na língua portuguesa, se devendo ao fato dessas duas consoantes representarem o mesmo fonema quando formam sílaba com a vogal i e com a vogal e: ge = je e gi = ji.

Cafajeste pode ser também um adjetivo de dois gêneros, apresentando a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o homem cafajeste / a mulher cafajeste; o comportamento cafajeste / a atitude cafajeste). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos de dois gêneros, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: indecente, competente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, entre outros.

Fique sabendo mais!
Exemplos de palavras com g: herege, tigela, tangerina, gengiva, rabugento,…
Exemplos de palavras com j: jeito, gorjeta, traje, lojista, hoje,…

Palavra relacionada: cafajeste.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Caem ou caiem Cafajeste ou cafageste Caibo ou cabo