Plural de mau-caráter

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

O plural de mau-caráter é maus-caracteres

Aquele homem é um mau-caráter.
Aqueles homens são uns maus-caracteres.

Exemplos:

  • Estes indivíduos são maus-caracteres!
  • Como vocês foram capazes de fazer isso, seus maus-caracteres?!
  • Há funcionários maus-caracteres lá no trabalho, é preciso ter muito cuidado com eles.

Na língua portuguesa existem dois números gramaticais: o singular e o plural. O singular se refere a só um ser e o plural se refere a dois ou mais seres.

A principal regra de formação do plural é acrescentar s à palavra no singular, ou seja: menina/meninas, casaco/casacos, mãe/mães,…Esta regra diz respeito, principalmente, aos substantivos simples terminados em vogal.

Relativamente aos substantivos compostos, que são formados por mais do que um radical, existem várias regras para a formação do plural. Pode ser feito pela flexão dos dois elementos que formam a palavra, apenas pela flexão do primeiro elemento que forma a palavra, apenas pela flexão do segundo elemento que forma a palavra ou pela não flexão dos elementos, se mantendo invariável.

Mau-caráter é uma palavra formada através de composição por justaposição, ou seja, ocorre a formação de uma nova palavra partindo da junção de duas ou mais palavras: mau + caráter. Mau é um adjetivo e caráter é um substantivo, ambos pertencentes à classe das palavras variáveis e flexionáveis. Uma das regras de formação do plural dos substantivos compostos afirma que os substantivos compostos formados por palavras variáveis (adjetivos, substantivos, pronomes, numerais) fazem seu plural pela flexão de todas as palavras.
Exemplos: maus-caracteres, ares-condicionados, matérias-primas, quintas-feiras, couves-flores, guardas-noturnos, primeiras-damas,...

O plural da palavra caráter, sendo um substantivo terminado em -r, é feito acrescentando –es à palavra no singular. Apresenta, contudo, duas particularidades: retoma o c antes do t como a sua palavra de origem em latim (character) e muda a sílaba tônica da palavra, deixando esta de ser a sílaba rá, passando a ser a sílaba te. 

Exemplos:

  • caráter – caracteres
  • mau-caráter – maus-caracteres

Palavra relacionada: mau-caráter.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Plural de mamão Plural de mau-caráterPlural de mel