Assertividade ou acertividade

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é assertividade, com ss. A palavra acertividade, com c, está errada.

A assertividade é uma característica comportamental, indicativa de uma pessoa assertiva, ou seja, de uma pessoa que se posiciona e comunica de forma clara, objetiva e segura, possuindo e promovendo a autoconfiança e a autoestima.

Exemplos com assertividade

  • Assertividade no trabalho é fundamental para o bom desempenho dos funcionários.  
  • Objetividade e clareza são exemplos de assertividade na comunicação.
  • A diretora comunica com assertividade, criando um ambiente de trabalho transparente e seguro.

Assim, assertividade é sinônimo de posicionamento, objetividade, clareza, transparência, decisão, firmeza, autoconfiança, autoestima e segurança.

Assertividade não significa estar certo

A palavra assertividade não está relacionada com acerto ou certeza, tal como ser assertivo não significa acertar sempre. Considerar que a palavra assertividade está relacionada com acerto, sendo assim escrita com c, é um erro muito comum. Também os adjetivos acertivo e acertiva, escritos com c, estão errados.

As palavras assertividade, assertivo e assertiva derivam da palavra asserto, que significa uma afirmação, declaração ou asserção. 

Assim,  pessoa assertiva, comportamento assertivo e comunicação assertiva não indicam pessoas, comportamentos e comunicações certas, mas sim pessoas, comportamentos e comunicações que apresentam assertividade, ou seja, que se afirmam de forma objetiva, clara e confiante, sem agredir ou menosprezar.

Exemplos com assertivo

  • É louvável o comportamento assertivo da diretora.
  • Se você conseguir ser assertivo, você será a pessoa ideal para esta função.

A palavra assertiva, além de ser a forma feminina do adjetivo assertivo, se refere também a uma asserção, ou seja, a uma frase afirmativa.

Exemplos com assertiva

  • Ela é a pessoas mais assertiva que eu conheço.
  • Ninguém duvidou da assertiva que o diretor disse.

Formação da palavra assertividade

O substantivo feminino assertividade é formado a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o  sufixo –idade ao adjetivo assertivo: assertivo + -idade. 

O sufixo – idade é um sufixo nominal que se junta a um adjetivo para dar origem a um substantivo, sugerindo a qualidade ou o estado de algo. Neste caso, o estado do que é assertivo.

Não esquecer: SS!

Todas as palavras da família de assertividade são escritas com ss: assertividade, assertivo, assertiva, asserto,... Não estão relacionadas com certo, acerto ou certeza.

Palavras relacionadas: assertividade, assertivo.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Assemelhar ou semelhar Assertividade ou acertividade Assessor ou acessor