Ombridade ou hombridade

A forma correta de escrita da palavra é hombridade, com h inicial: hom-bri-da-de. Embora algumas pessoas pensem que esta palavra só poderá ser aplicada a homens, isso não é verdade. Sendo um substantivo que indica integridade, honradez e coragem, poderá ser aplicado a ambos os gêneros.

A palavra ombridade, sem h inicial, está registrada no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras como sendo a qualidade de quem ombreia. Apesar disso, os principais dicionários não atestam essa palavra, atribuindo esse significado à palavra hombridade: a pretensão de se igualar a alguém considerado superior.

Hombridade, com h

O substantivo feminino hombridade indica, principalmente, um caráter íntegro e nobre, sendo sinônimo de integridade, dignidade, grandeza, nobreza, honradez, retidão e probidade. Pode indicar ainda o caráter másculo de algo, bem como coragem e determinação. Assim, é também sinônimo de masculinidade, virilidade, bravura, valentia, decisão, firmeza e tenacidade, entre outros. 

Exemplos com hombridade:

  • Ele não é, nem nunca será, um exemplo de hombridade.
  • Suas atitudes covardes confirmam sua falta de hombridade.

Conforme explicado acima, vários dicionários conferem também à palavra hombridade o desejo de se ombrear com alguém superior.

O uso do h inicial

No início das palavras, o h não apresenta valor fonético, sendo mantido apenas nas palavras atuais por razões etimológicas, preservando o h inicial existente na palavra de origem. 

Hombridade, tendo sua origem na palavra em espanhol hombredad, deve ser escrito com h inicial.

Palavra relacionada: hombridade.

Outras dúvidas

Veja também