A ênfase ou o ênfase

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é a ênfase, porque a palavra ênfase é um substantivo feminino. Dizer o ênfase está errado. Devemos utilizar a palavra ênfase sempre que quisermos referir o realce ou destaque que é dado a algo. Este realce costuma ser marcado através de uma entonação afetada e exagerada, bem como através de gestos entusiásticos excessivos. Refere-se também a uma forma pedante e arrogante de ostentação e exibição de si próprio. Assim, ênfase é sinônimo de: destaque, realce, relevo, afetação, exagero, ostentação, exibição, soberba, arrogância, entre outros.

Exemplos:

  • Em seu discurso político, foi dada muita ênfase à palavra democracia.
  • A professora dá tanta ênfase às palavras na leitura dos textos.
  • Diga o que pretende de forma simples, deixe a ênfase de lado.

A dúvida acerca do gênero da palavra ênfase surge visto a palavra terminar na vogal e, não havendo vogal que marque o feminino (a) ou o masculino (o). Normalmente, na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: doce, triste, leve, pobre,… Contudo, esta regra não se aplica à palavra ênfase, dado esta ser um substantivo e não um adjetivo.

Fique sabendo mais!

A palavra ênfase tem sua origem na palavra em grego émphasis.

Palavra relacionada: ênfase.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também