Tanto...quanto: tem vírgula?

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Não devemos usar vírgula com a expressão tanto...quanto:

  • tanto eu quanto ela;
  • tanto Pedro quanto Maria;
  • tanto o avô quanto a avó;
  • tanto a professora quanto a diretora;
  • ...

Tanto...quanto: coordenação de dois elementos

A expressão tanto...quanto estabelece a coordenação de dois elementos, apresentados de igual forma, sem preponderância de algum destes elementos. O sujeito da oração são esses dois elementos adicionados, justificando-se assim também o uso do verbo no plural.

Exemplos com tanto...quanto:

  • Tanto Joana quanto Júlia sabiam a resposta correta.
  • Tanto a mãe quanto o pai concordaram em castigar o filho.
  • Tanto meu filho quanto minha filha adoram comer lasanha.
  • Tanto eu quanto você saímos prejudicados no sorteio dos resultados.

A prova de que os elementos se encontram coordenados nessas orações é que podemos retirá-los da estrutura tanto...quanto e uni-los apenas com a conjunção coordenativa aditiva e, sem que as orações percam o seu sentido:

  • Joana e Júlia sabiam a resposta correta.
  • A mãe e o pai concordaram em castigar o filho.
  • Meu filho e minha filha adoram comer lasanha.
  • Eu e você saímos prejudicados no sorteio dos resultados.

Tanto quanto entre vírgulas

Diferentemente das construções frásicas apresentadas anteriormente, é possível utilizarmos a expressão tanto quanto entre vírgulas quando usada para introduzir uma informação adicional na oração principal.

Exemplos com tanto quanto entre vírgulas:

  • Joana, tanto quanto Júlia, sabia a resposta correta.
  • A mãe, tanto quanto o pai, concordou em castigar o filho.
  • Meu filho, tanto quanto minha filha, adora comer lasanha.

Eu, tanto quanto você, saí prejudicado no sorteio dos resultados.

Nestas construções frásicas há o destaque de um elemento que atua como o sujeito da oração, justificando-se assim o verbo no singular. A expressão tanto quanto introduz uma informação nova e adicional que pode ser retirada da oração principal, sem que haja alteração do seu sentido e estrutura:

  • Joana sabia a resposta correta.
  • A mãe concordou em castigar o filho.
  • Meu filho adora comer lasanha.
  • Eu saí prejudicado no sorteio dos resultados.
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também