Pé na jaca? Quem nunca?

É hoje que você vai enfiar o pé na jaca? Talvez não... Mas, com certeza, você já enfiou o pé na jaca muitas vezes. Quem nunca?

De onde veio essa expressão?

A expressão pé na jaca não possui, originalmente, a palavra jaca na sua constituição. Essa expressão era formada com o substantivo masculino jacá, uma espécie de cesto feito de bambu ou cipó.

Os jacás eram usados presos ao lombo de animais para o transporte de diversas mercadorias. Os condutores desses animais paravam muitas vezes ao longo de suas viagem para tomar umas bebidas. Quando bêbados, facilmente enfiavam o pé no jacá ao tentar subir em suas montadas. 

A expressão evoluiu ao longo do tempo, tendo ocorrido a substituição da palavra jacá, com cada vez menor uso, pela palavra jaca, amplamente difundida e utilizada. Essa expressão ganhou especial destaque com a novela "Pé na Jaca", televisionada em 2006 e 2007. 

O que significa, então, enfiar o pé na jaca?

A expressão enfiar o pé na jaca está dicionarizada com o significado de beber muito, além do limite, ou seja, tomar um porre. Por extensão, é usada também para indicar qualquer tipo de excesso ou exagero, quer a nível alimentar, quer a nível comportamental.

Exemplo de pé na jaca indicando o ato de beber em excesso:

  • Vai trazendo chopes que hoje eu vou enfiar o pé na jaca! 
  • Ele meteu o pé na jaca e tomou todas!

Exemplo de pé na jaca indicando diversos tipos de excesso:

  • Esqueceu que estava de dieta e enfiou o pé na jaca!
  • Não me retraia! É hoje que eu enfio o pé na jaca!
  • Ela enfiou o pé na jaca e depois foi pedir desculpas.
  • Ele queria ser mais esperto que os outros e acabou enfiando o pé na jaca.
     

Outras dúvidas

Veja também

Pateo ou pátio Pé na jaca? Quem nunca?Pebolim ou pimbolim