Sútil ou sutil

As palavras sutil e sútil existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A pronúncia das duas palavras também é diferente. Em sutil (su-til) a sílaba tônica é o til, sendo uma palavra oxítona e em sútil (sú-til) a sílaba tônica é o sú, sendo uma palavra paroxítona. Sutil se refere a algo ou a alguém que tem sutileza, que é fino e delicado ou que tem perspicácia e habilidade mental. Sútil significa algo formado por várias partes cosidas e costuradas.

A palavra sutil, palavra oxítona, tem sua origem na palavra em latim subtilis e se refere a algo ou a alguém que tem sutileza, ou seja, que é fino, delicado, tênue, pequenino, leve, delgado, silencioso, brando. Refere-se ainda a uma pessoa com agudeza de inteligência e de espírito, ou seja, a uma pessoa perspicaz, engenhosa, primorosa, talentosa, hábil. Existe uma forma variante da palavra sutil, igualmente correta e utilizada por muitos falantes, especialmente os falantes do português de Portugal, que é subtil, mantendo a consoante b da palavra em latim. O plural da palavra sutil é sutis.

Exemplos:
O diretor é sempre muito sutil em suas observações.
O diretor é sempre muito subtil em suas observações.

A menina ficou com uma sutil cor rosada nas bochechas.
A menina ficou com uma subtil cor rosada nas bochechas.

Sútil, palavra paroxítona, tem sua origem na palavra em latim sutilis e se refere a alguma coisa que tem costura, ou seja, formada por várias partes cosidas e costuradas, sendo sinônimo de consútil. Refere-se também a tendas feitas com pedaços de couros cosidos e a coroas de flores cosidas umas às outras. O plural da palavra sútil é súteis. É uma palavra pouco utilizada.

Exemplos:
O tecido sútil está sendo preparado pela costureira.
As peças súteis serão novamente cosidas para outra finalidade.

As palavras sutil e sútil são adjetivos de dois gêneros, apresentando a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o ouvido sutil/a vista sutil; o tecido sútil/a roupa sútil).

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras. Chama-se prosódia. Erros de prosódia são comuns. No caso de sutil e sútil, erradamente se transforma uma palavra oxítona em paroxítona e vice-versa.

Palavras relacionadas: sutil, sútil.

Outras dúvidas

Veja também