Encher ou enxer

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é encher, com ch. A palavra enxer, com x, está errada. O verbo encher se refere, principalmente, ao ato de fazer ficar cheio, significando também o ato de ficar cheio de comida. Refere-se também ao ato de preencher, bem como ao ato de se espalhar por todos os lados. Encher significa ainda o ato de causar aborrecimento e de subir a maré. Popularmente, é utilizado como sinônimo de engravidar.

Exemplos com encher

  • Eu acabei agora de encher esta caixa com livros.
  • Decidi encher meu estômago de água porque estava morrendo de sede.
  • O cheiro do aipim frito vai encher a casa toda.
  • Cuidado com o que você está fazendo, você vai se encher disso tudo rapidamente!

Encher é sinônimo de lotar, abarrotar, atulhar, atestar, empanturrar, saciar, satisfazer, chatear. aborrecer, importunar, cansar, espalhar-se, preencher, ocupar, abranger, transbordar, subir e engravidar, entre outros.

Aprenda de forma simples e divertida no vídeo abaixo!

Por que encher é escrito com ch?

Segundo as regras ortográficas do português, após a sílaba inicial en- as palavras deverão ser escritas, normalmente, com x, como enxame, enxaqueca, enxerto, enxofre,… 

O verbo encher é, contudo, uma exceção a essa regra, devendo ser escrito com ch. Também com ch deverão ser escritas as palavras cognatas de encher, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.

Palavras da mesma família: encher, encheção, enchimento, enchido, enchente,…

Verbo encher – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) enchi
(Tu) encheste
(Ele) encheu
(Nós) enchemos
(Vós) enchestes
(Eles) encheram

O verbo encher tem sua origem na palavra em latim implere que significa em pleno, em cheio. A palavra em latim implere é formada por in (em) mais plenus (cheio, pleno). Algumas palavras latinas formadas com pl evoluíram para ch em português: chuva (pluvia), chover (plovere) e chato (plattum).

Palavra relacionada: encher.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também