Substabelecer ou subestabelecer

Os verbos substabelecer e subestabelecer existem na língua portuguesa e estão corretos. Ambos estão registrados no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Substabelecer é, contudo, a forma preferencial, sendo a mais utilizada. 

Substabelecer indica, principalmente, o ato de transferir para outra pessoa uma responsabilidade, um direito ou um dever, como um encargo ou uma procuração. Refere-se também ao ato de nomear alguém como substituto.

Exemplos com substabelecer

  • Você irá substabelecer uma procuração a quem?
  • Não pretendo substabelecer minhas dívidas a ninguém.
  • O pai pretende substabelecer o filho como seu substituto.

Substabelecer é sinônimo de sub-rogar, transferir, transmitir, passar, delegar, subdelegar, ceder, substituir e trocar, entre outros. 

Formação de substabelecer ou subestabelecer

Os verbos substabelecer e subestabelecer são formados por derivação prefixal, sendo acrescentado o prefixo sub- ao verbo estabelecer: sub- +  estabelecer. Em substabelecer ocorre aglutinação, havendo a omissão da vogal inicial e. Em subestabelecer ocorre apenas justaposição, não havendo omissão de fonemas.

O mesmo processo ocorre na de formação palavras cognatas de substabelecer e subestabelecer, como substabelecimento, subestabelecimento, substabelecido e subestabelecido.

Assim, substabelecer e subestabelecer são formas gráficas variantes, ou seja, são palavras que apresentam mais do que uma grafia correta, mesmo havendo uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes.

Conjugação de substabelecer ou subestabelecer

Verbo substabelecer - presente do indicativo:
(Eu) substabeleço
(Tu) substabeleces
(Ele) substabelece
(Nós) substabelecemos
(Vós) substabeleceis
(Eles) substabelecem

Verbo subestabelecer - presente do indicativo:
(Eu) subestabeleço
(Tu) subestabeleces
(Ele) subestabelece
(Nós) subestabelecemos
(Vós) subestabeleceis
(Eles) subestabelecem

Palavras relacionadas: substabelecer, subestabelecer.

Outras dúvidas

Veja também