Projétil ou projetil

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Estas duas formas de escrita da palavra existem na língua portuguesa e estão corretas. É uma palavra que aceita dupla pronúncia. Assim, podemos usar a palavra projétil ou projetil, enquanto substantivo masculino, para indicar um objeto lançado para matar ou destruir, ou seja, uma bala, granada, lança, seta, pedra, míssil, foguete, obus,… Enquanto adjetivo, se refere a tudo aquilo que pode ser arremessado, produzindo projeção. Em projétil (pro-jé-til) a sílaba tônica é o jé, sendo uma palavra paroxítona e em projetil (pro-je-til) a sílaba tônica é o til, sendo uma palavra oxítona. A palavra projétil – paroxítona - é considerada a mais correta e socialmente aceita, devendo ser a mais utilizada.

Exemplos:

  • Lançaram um projétil para atingir o inimigo.
  • Lançaram um projetil para atingir o inimigo.
  • O projétil será analisado pela equipe especializada.
  • O projetil será analisado pela equipe especializada.

Existe uma parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras. Chama-se prosódia. Erros de prosódia são comuns, havendo a transformação de palavras proparoxítonas em paroxítonas e oxítonas, ou vice-versa. Contudo, como já foi referido, existem palavras com dupla prosódia, ou seja, dupla pronúncia e grafia, tal como: projétil/projetil, hieróglifo/hieroglifo, Oceania/Oceânia, ortoépia/ortoepia,…

Projétil e projetil têm sua origem na palavra em latim projectile. Além de apresentarem dupla prosódia, também formam plurais distintos. A forma plural da palavra projétil é projéteis e a forma plural da palavra projetil é projetis. 

Exemplo:

  • Ameaçaram os governantes com o lançamento de novos projéteis.
  • Ameaçaram os governantes com o lançamento de novos projetis.

Palavras relacionadas: projétil, projetil.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também