Isqueiro ou esqueiro

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é isqueiro, com i. A palavra esqueiro existe no português falado em Portugal, mas tem um uso muito reduzido. Não é utilizada no Brasil.

Isqueiro é um substantivo masculino que se refere a um pequeno dispositivo que produz chama, possuindo um pequeno reservatório de gás. Os isqueiros são usados para acender cigarros, charutos e cachimbos. Pode indicar também acendedores incorporados em esquentadores e fogões. 

Exemplos com isqueiro

  • Perdi meu isqueiro!
  • Você pode me emprestar um isqueiro?
  • O isqueiro do meu carro não está funcionando.

Formação da palavra isqueiro

A palavra isqueiro é formada por derivação sufixal. Ocorre a junção do sufixo -eiro à palavra isca: isca + -eiro. A isca é o fio com combustível que inflama as faíscas da pedra do isqueiro. Ocorreu adaptação ortográfica de c para qu de forma a manter a fonética.

O sufixo nominal –eiro forma substantivos e apresenta vários sentidos. Pode se referir a objetos de uso, como isqueiro, cinzeiro, travesseiro,... 

Esqueiro: regionalismo de Portugal

Em Portugal a palavra esqueiro existe, sendo um regionalismo da região do Minho. Refere-se a uma escada de mão pequena. Tem uma utilização reduzida.

Palavra relacionada: isqueiro.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Isento ou izento Isqueiro ou esqueiro Isto ou isso