Ouro e oiro

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Sempre que quisermos referir o metal precioso, brilhante e de cor amarela, de grande valor, podemos utilizar os substantivos comuns masculinos ouro e oiro. A palavra ouro é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo a mais utilizada. A palavra oiro, embora com menor uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que ouro.

Ouro e oiro têm origem na palavra em latim aurum.

Exemplos:
Comprei um anel de ouro para minha namorada.
Comprei um anel de oiro para minha namorada.

Aquele país é o maior exportador mundial de ouro.
Aquele país é o maior exportador mundial de oiro.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas. No caso das palavras ouro e oiro existem duas formas variantes, com ditongo ou e ditongo oi. Existem outras palavras com o mesmo tipo de variação, como touro/toiro, louça/loiça,...

Palavras relacionadas: ouro, oiro.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também