Sediar, cediar ou sedear

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é sediar, com i, se quisermos referir o ato de servir de sede a um evento. O verbo sedear existe, mas apresenta um significado diferente e tem um uso muito reduzido. O verbo cediar não existe, está errado.

Sediar: servir de sede

O verbo sediar indica, principalmente, o ato de servir de sede a um evento, sendo sinônimo de acolher, receber e hospedar. Pode indicar também o ato de fixar sede num determinado lugar, bem como o ato de algo acontecer num determinado lugar. 

Exemplos com sediar

  • Seremos capazes de sediar a copa?
  • Aquele país foi o escolhido para sediar o campeonato.
  • Vários países já desistiram de sediar as olimpíadas.
  • Londres sediou a conferência sobre novos recursos energéticos.
  • A empresa está sediada na Bélgica.

Formação do verbo sediar

O verbo sediar é formado por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo -iar ao substantivo sede: sede + -iar.

Embora haja alguma polêmica relativamente à escrita do verbo sediar com i, essa é a forma dicionarizada e reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

Sedear: limpar com seda

O verbo sedear é um verbo antigo, tendo um uso muitíssimo reduzido. É usado maioritariamente na ourivesaria, indicando o ato de escovar os objetos de ourivesaria com sedas para os limpar. Objetos feitos de ouro, prata, pedras preciosas,...

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também